Edição de fevereiro de 2019 da revista National Geographic, traz como uma de suas reportagens, a escavação e a descoberta de uma área de sacrifício humano na costa norte do Peru.

15/01/2019

A edição de Fevereiro de 2019 da revista National Geographic, traz como uma de suas reportagens, a excavação e descobertas de uma área de sacrifício humano na costa norte do Peru.

 

Os vestígios do sacrifício foram encontrados perto da cidade de Trujillo, que fica próxima ao centro da antiga civilização Chimú. O império chimú chegou a controlar um território que se estendia por 970 km na costa e nos vales do interior do Peru, entre a fronteira com o Equador até o local onde hoje se encontra a capital, Lima.

 

A primeira descoberta de vítimas de sacrifícios humanos no local, feita em 2011, revelou os restos mortais de 40 crianças e 74 lhamas, durante a escavação de um templo de 3,5 mil anos.

A contagem feita em 2018 e anunciada pela National Geographic, foi de 140 crianças mortas. A pesquisa mostra que as vítimas tinham entre 5 e 14 anos, mas a maioria estava na faixa dos 8 aos 12 anos. Desde então, mais crianças e llamas foram encontradas em áreas próximas ao local da primeira excavação.

 

O professor e bioarqueólogo Dr. John Verano, da Tulane University, faz parte do time de pesquisadores que escavou e analisou os corpos e vestígios encontrados nos locais. Como parte de seu time, Dr. Verano contou com suas alunas de doutorado, dentre elas, Melina Calmon, membro da diretoria da ABRAF.

Melina trabalhou nas escavações e análises que ocorreram no verão de 2016. A doutoranda recebeu apoio da Stone Center Graduate Student Summer Field Research Grant para o estudo do trauma encontrado nas ossadas das crianças. O projeto em si recebe apoio da National Geographic Research Fund. O primeiro artigo científico sobre o projeto será publicado este ano.

Leia também:

Confira a reportagem da Tulane University, clique aqui

Confira a reportagem da National Geographic, clique aqui

©2020 ABRAF

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now